"Recebi o convite do @planners4good pra participar de um grupo de profissionais que tem o propósito de apresentar uma campanha de conscientização para a sociedade no intuito de parar as obras da Hidrelétrica de Belo Monte. Foram levantados vários questionamentos com relação a construção da usina e o plano de desenvolvimento sustentável assumido pelos governos no mundo todo. Só pra começar, Belo Monte trará problemas sociais e ambientais irreversíveis para a região.
Grupos de ambientalistas como o Avaaz e o ISA - Instituto Socio Ambiental sempre estiveram engajados na solução destes problemas, mas não tem o apoio que merecem da maioria das pessoas e marcas que assumem uma postura "sustentável" em seus discursos. É aí que a organização de grupos como o nosso pode ajudar.
O @planners4good segue o modelo dos grupos profissionais - sejam eles planejadores ou não - que querem usar o seu talento em prol de uma causa comum à sociedade. No mesmo modelo do Planning for Good UK: “Account planners and their friends using their brains to help solve problems for causes and non-profits.”
Quanto mais representantes da indústria criativa (ou não), melhores oportunidades de resolução serão levantadas e melhor será o nosso trabalho. A Taciana Abreu, Gerente de Inovação e Planejamento da NBS - Rio, expôs muito bem o espírito da causa neste texto.
A partir dos convites formou-se um grupo de 19 pessoas. A maioria é de agências de publicidade da região Sul e Sudeste. Dentre elas estão: NBS, JWT, W/McCann, J3P, Wunderman, entre outras.
Após a formação, a nossa primeira boa notícia foi que o ISA - Instituto Socioambiental adorou a ideia e nos passou um pré briefing, com informações importantíssimas captadas por quem está na luta de Belo Monte há anos e anos, com escritório em Altamira, no epicentro do furacão. Participei (via skype) da primeira reunião entre o grupo e o ISA, que aconteceu na terça feira (08/02).
Na reunião ficou definido que a divisão do grupo fosse feita de acordo com as estratégias e enfoques determinados para que o maior número de pessoas sejam impactadas pela campanha. E que cada enfoque (local, regional, nacional e internacional) terá as suas estratégias e os responsáveis por realizá-las de forma alinhada ao planejamento geral.
De início, precisamos formar um grupo que proponha e execute estratégias regionais.
Então, quem topa?
Se quiser pensar mais um pouco, fica a vontade lá no banco de referências. E se interessar, manda um alô pro: brunnoapolonio@gmail.com
Abraços."