Mensagem do Brunno Apolonio, Planejamento na Gamma:
"Recebi o convite do @planners4good pra participar de um grupo de profissionais que tem o propósito de apresentar uma campanha de conscientização para a sociedade no intuito de parar as obras da Hidrelétrica de Belo Monte. Foram levantados vários questionamentos com relação a construção da usina e o plano de desenvolvimento sustentável assumido pelos governos no mundo todo. Só pra começar, Belo Monte trará problemas sociais e ambientais irreversíveis para a região.
Grupos de ambientalistas como o Avaaz e o ISA - Instituto Socio Ambiental sempre estiveram engajados na solução destes problemas, mas não tem o apoio que merecem da maioria das pessoas e marcas que assumem uma postura "sustentável" em seus discursos. É aí que a organização de grupos como o nosso pode ajudar.
O @planners4good segue o modelo dos grupos profissionais - sejam eles planejadores ou não - que querem usar o seu talento em prol de uma causa comum à sociedade. No mesmo modelo do Planning for Good UK:
“Account planners and their friends using their brains to help solve problems for causes and non-profits.”
Quanto mais representantes da indústria criativa (ou não), melhores oportunidades de resolução serão levantadas e melhor será o nosso trabalho. A Taciana Abreu, Gerente de Inovação e Planejamento da NBS - Rio, expôs muito bem o espírito da causa neste texto.
A partir dos convites formou-se um grupo de 19 pessoas. A maioria é de agências de publicidade da região Sul e Sudeste. Dentre elas estão: NBS, JWT, W/McCann, J3P, Wunderman, entre outras.
Após a formação, a nossa primeira boa notícia foi que o ISA - Instituto Socioambiental adorou a ideia e nos passou um pré briefing, com informações importantíssimas captadas por quem está na luta de Belo Monte há anos e anos, com escritório em Altamira, no epicentro do furacão. Participei (via skype) da primeira reunião entre o grupo e o ISA, que aconteceu na terça feira (08/02).
Na reunião ficou definido que a divisão do grupo fosse feita de acordo com as estratégias e enfoques determinados para que o maior número de pessoas sejam impactadas pela campanha. E que cada enfoque (local, regional, nacional e internacional) terá as suas estratégias e os responsáveis por realizá-las de forma alinhada ao planejamento geral.
De início, precisamos formar um grupo que proponha e execute estratégias regionais.
Então, quem topa?
Se quiser pensar mais um pouco, fica a vontade lá no banco de referências.
E se interessar, manda um alô pro: brunnoapolonio@gmail.com Abraços."
5 comentários:
Ótimo post, Brunno! Valeu =)
Aproveito para reforçar o convite do Brunno. O engajamento local é de suma importância para esta causa. Vide o Egito.
Belo Monte é uma peça em um quebra-cabeças enorme que envolve a discussão do plano nacional de geração de energia (vocês sabem quantos rios amazônicos o governo pretende barrar?) e o plano de desenvolvimento do território amazônico, que passa pela construção de inúmeras hidrelétricas (Belo Monte é apenas uma delas), estradas e a conhecido desenvolvimento não-sustentável brasileiro de cidades.
Em São Paulo, no ISA, eramos 19. Online somos mais de 200, espalhados por todo o país. Vamos juntos?
Taciana
@planners4good
planners4good@gmail.com
Bela iniciativa, mas não creio que jovens publicitários que se contentam com um salário mínimo, possam se interessar por questões sociais não. Consciência social entre publicitários? Duvido muito. A nossa classezinha é acomodada. Vivem de nariz em pé, mesmo recebendo mensalmente salário de ajudante de pedreiro. Mas não tiro a importância do projeto. É maravilhoso, mas não esperem muitas adesões. Não esperem ativistas das agências de Belém. Mas, SUCESSO.
Renato
Fala, Renato.
Então, convocamos qualquer pessoa, seja publicitário ou não.
Realmente, eu concordo que a maioria das pessoas só está preocupada com a sua vida, com os seus problemas, e que por isso não tenhamos uma adesão maior da sociedade em projetos como esse. E isso não acontece apenas no Brasil. Se olharmos pra outros países vemos o mesmo quadro.
Mas com relação a classezinha: eu prefiro encarar a iniciativa como algo que vai além da classe, do salário de pedreiro, do ego... enfim. Ganhando mil ou vinte mil, tomar uma posição sobre a construção da Usina é uma responsabilidade que todos nós devemos assumir. E desses, nós precisamos dos que apoiam, tem talento e decidiram não se omitir.
Obrigado pela força, rapaz. :)
Abraços,
Brunno Apolonio
idéias para gerar publicidade, consciência, no intuito de contribuir (sem ser da área de publicidade):
Criar um símbolo para a campanha, um símbolo do que está ameaçado. Me lembro dos bichos das campanhas da WWF: baleias (contra a caça aos belaeias), focas (contra a caça dos brancos bébés de foca), agora o urso-polar, a tartaruga do projeto Tamar. São símbolos fácis de entender e capazes de captar o coração das pessoas.
Me parece que o cascudo-zebra seria perfeito: ameaçado de extinção caso Belo MOnte for realizado, por ser endêmico da Volta Grande. É um peixe lindo, e conhecido no mundo inteiro por amadores de peixes ornamentais.
Procure no google, tem várias imagens lindas deste peixe (p.e. http://is.gd/DNu8i8)
Podem estampar fotos em camisetas, adesivos, oferecer como fundo de tela, pode criar e vender como bicho peluço, etc. vocês que são da área sabem melhor como elaborar isso.
Há, aliás, várias espécies especies ameaçados. Veja o relatório deo painel de especialistas, a parte da ictiofauna.
Outra idéia: organizar umas descidas "rafting" e caiaque nas corredeiras da Volta Grande, bem filmado e divulgado, mostrando a beleza da região, mostrando o potencial turistico que se destruirá; Os rafters seríam aliados naturais para a preservação dos últimos rios livres;
A descida se for com participantes internacionais poderia se chamar "Últimate Rafting - Antes de tudo acaba", ou algo assim.
Outra idéia: convidar os programas de pesca que passam na TV para gravar na região, para mostrar os peixes que estão ameaçados por Belo Monte (atingindo um outro tipo de público com a mensagem). Igualmente, mostraria o potencial turistico do local, o que seria uma mensagem que se contrapõe ao discurso do governo de que só Belo Monte poderia trazer "desenvolvimento" para a região (que é uma mentira).
Criar um site de viagens para a região, com nome que se refere ao momento único: visite antes de que Belo Monte destrua tudo. Agência "Últimas viagens ao Xingu". Pode ser um site só para chamar atenção, desta forma tragi-comica, mas pode ser também um site com sérias informações para quem quiser visitar a regiaõ, com informações de pousadas, transporte etc. De repente até daria para operacionalizar uma agência mesma, não sei. ("O Xingu - Visite antes que acaba")
bem, são umas idéias.
abraço
Boa, João. É isso, vamos propor. ;)
Vamos nos falando por e-mail, tranquilo?
Abraço!
Brunno Apolonio
Postar um comentário