sexta-feira, 30 de outubro de 2009

E eu?

Recebi diversos comentários reclamando sobre o retorno das agências em relação aos currículos recusados para as vagas.

O hábito de responder aos candidatos à vaga é mais comum do que você imagina. Só que nem todas as empresas fazem isso. Às vezes perder 20, 30 minutos do seu dia pode ser muito útil para alguém. Principalmente quando a vaga é relacionada à criação, já que é possível analisar o portfolio da pessoa, seus textos ou layouts e fazer críticas construtivas.
O mínimo de retorno é bem-vindo, sem ofensas, claro. Um simples agradecimento à pessoa, por ter enviado o currículo/portifa e um aviso sutil de que ele não foi selecionado já fazem a diferença e diminuem a ansiedade dos candidatos.

Em alguns casos que chegam perto da contratação, é até legal dar uma dica ou elogio sobre o material enviado. Isso ajuda a criar uma relação com os candidatos e mostra que a empresa se preocupa e "perde" um pouco de seu tempo em prol da boa educação e de bons relacionamentos.

A última opção é avisar o OB que a vaga já foi preenchida. Mas é a última mesmo. Ainda sou a favor das outras opções.

Fica a dica às agências de Belém.

Se você é um dos que se sente indignado com a falta de feedback, não reclame e fique aí parado.
Fale aqui nos comentários como você gostaria de receber um email de empresa avisando que seu currículo não foi selecionado. Mas se você não concorda com esse ponto de vista, diga seus motivos também. Com boas maneiras, claro. Assim a gente vai ensinando e aprendendo.

20 comentários:

Tereza Jardim disse...

Eu concordo. Acho no mínimo respeitoso a empresa dar um retorno ao candidato. Aliás, procuro adotar essa postura em qualquer situação.

Já me aconteceu o inverso, um cliente entrar em contato comigo pra marcar uma reunião e conhecer meu trabalho como fotógrafa, e a criatura não só não apareceu, como nem ao menos ligou pra desmarcar. Perdi uma tarde de estudos por conta da falta de consideração.

Em qualquer aspecto, acho que deve-se avisar ao interessado quando o negócio vai ser desfeito, ou não será fechado. Se vier com elogios e críticas consistentes, melhor ainda, pois ajuda o candidato a entender o que aconteceu, e eventualmente ajustar os possíveis erros.

Por exemplo, se um cliente não fecha um trabalho comigo e não dá uma resposta, não vou saber se meu trabalho está ruim, ou se apenas o meu perfil não é o que ele estava procurando.

Caju disse...

Post mais do que conveniente e necessário. Em Salvador o problema é igual. Uso apenas uma das mãos para contar aqueles que sempre me respondem, e acho que ainda sobra um dedo.

Anônimo disse...

Participei de um processo de seleção para ser assistente de mkt de uma empresa. O dono disse que me escolheu porque ele confiava no que Deus estava dizendo pra ele fazer: me contratar.

No dia que deveria ir conversar sobre pretensão salarial, contrato e essas coisas burocráticas, fui apresentada para toda a empresa como "pessoa de marketing", com a promessa de que no dia seguinte acertariamos todas as burocracias. Esse dia nunca chegou. Liguei durante alguns dias pra empresa, que informava que ele estava viajando. Falei com a responsável do RH, que dizia que compreendia minha situação mas que só ele cuidava dessas coisas. Mas que eu devia ficar tranquila, pois ele não tinha escolhido outra pessoa mesmo. Cheguei a ir até a empresa, buscando uma resposta e decidi que não ia ligar mais depois de mais uma desculpa.

Depois de ler esse post aqui no O.B., decidi ligar pra lá novamente. A moça que atendeu disse que ele estava viajando. Perguntei se ele estava viajando desde a semana passada... Ela respondeu que ele tinha voltado pra Belém e tinha partido novamente.

Nice, huh? Basta menos de 1 minutos do seu tempo para dar uma ordem: ligue para aquela moça e diga que não vou mais contratar.

Puta falta de respeito.

Flávia Dias disse...

Concordo plenamente.
Acho uma falta de respeito eles não darem uma resposta para gente.
Já cheguei a perder uma viagem pro Rio esperando uma resposta de um currículo e nada de ligarem ou mandarem e-mail.
Precisei ligar para eles e me avisaram que já haviam preenchido a vaga a alguns dias.

Anderson Rocha disse...

Sem dúvida nenhuma receber uma resposta da empresa é gratificante mesmo quando é uma recusa. Representa que pelo menos o email da pessoa foi lido e não esquecida numa lixeira. Mas acho até complicado pra própria empresa responder a tantos e tantos emails de interessados.

Resumindo. É ótimo receber respostas, mas é compreensível caso não haja resposta.

Anderson Rocha disse...

Esqueci de comentar... não abre vaga de trampo ou trainee de edição de vídeo e criação, não? \:

Anônimo disse...

Pena que o pensamento limitado de alguns contratantes deixe esse tipo de situação acontecer.
Por mais que o profissional naquele momento não seja o melhor perfil para a vaga em questão, talvez para uma próxima ele seja perfeito. Mas será que depois de um descaso desses o profissional ainda vai se interessar por essa empresa??? A empresa também tem a perder! Afinal, vivem se queixando da falta de bons profissionais e ainda se dão ao luxo de "destratar" muitas vezes um desses "raros" bons profissionais?!
Enfim, fica registrado aqui minha opinião...

Anônimo disse...

Super concordo com a colocação acima.

Elias Portilho disse...

Realmente poucas são as empresas que tem a sensibilidade em dá um retorno ao profissional, ainda mas quando a própria disponibiliza vagas. Eu acredito que essa atitude em criticar tal comportamento é válido, e pode trazer mudanças consideráveis e em longo prazo nessa conduta praticada não só pelas agências de publicidade, como por diversas outras empresas e em diversas áreas. Cabe aos profissionais explanarem de maneira firme esse desleixo que vem acontecendo no mercado paraense, se tal classe de profissional se compuser de maneira benéfica e sem ofensa, com certeza o resultado aparecerá, basta analisar o comportamento de empresas que vem se destacando no mercado brasileiro, que possuí toda uma infra-estrutura funcional dentro do seu meio, se as empresas de Belém ou do Pará ainda não têm essa percepção, ou não enxerga essa necessidade, cabe a nós abrir seus olhos e mostrar que exercitando tal conduta beneficiará ambos os lados.

Unknown disse...

Parabéns pelo post, eu mesma ja fiquei dias aqui entrando no email pra ver se tinham alguma resposta. Essa ansiedade é terrível!!

Ana Julia Almeida disse...

Concordo em gênero, número e grau. Por que as vezes você tem que fazer um planejamento todo, se viaja ou não para esperar a resposta, ou possivel entrevista.
Eu já passei por casos que fui fazer entrevista, o contratante falou que ligaria para dar uma resposta mesmo que fosse negativa, até hoje espero ela.
Fui fazer um teste de vídeo para uma empresa, e nem se dignaram a responder. Sem contar o currículo que você envia e não dão posição alguma, você fica na duvida se chegou na caixa de e-mail da empresa ou não.
Eu acho que as empresas tinham que dá esse feedback, ajuda a melhorar muito na qualidade do trabalho, ajuda o profissional planejar, no ultimo mês eu mandei currículo para 80% das vagas do OB, se todos eles respondessem, e metade dele fazendo alguma crítica construtiva, meu trabalho melhoraria muito.
Se querem um profissional melhor, ajude, as vezes uma simples opinião ou e-mail fazem a diferença.
Nota: Nenhum dos e-mails que eu enviei retornaram com respostas se a vaga foi preenchida ou não.
Parabéns pelo post! Muito feliz em suas colocações! Tudo que eu pensava e venho reclamando e militando no Twitter.

Anônimo disse...

Enviei portfólio p/ uma agência e dois dias depois recebi um telefonema numa quarta-feira para entrevista no sábado, contudo, era necessário enviar um currículo, sendo que a empresa responderia passando todos os dados da entrevista, endereço, etc.
Meia hora depois já tinha enviado o currículo e nada da resposta da empresa. Verifiquei o telefone e endereço que me foi passado como sendo o da empresa, com os anunciados no website dela e tudo batia. Na sexta, véspera da entrevista, mandei novo e-mail pedindo resposta. Telefone? Impossível, só ocupado! Chegou no sábado e dirigi-me até lá, a agência não existia no endereço anunciado. Telefone? Impossível, ainda ocupado! Enviei novo e-mail dizendo que não encontrei a agência no endereço e passados dois meses nada de resposta. Até a Monalisa cansaria em esperar tanto assim o seu pintor.

Anônimo disse...

Gente.. é isso mesmo concordo com todos.. de todos os meus curriculos que mandei para as agências a única que respondeu foi da agência Bubo foi uma resposta negativa, mais ela veio com a maior descrição.. também foi a única..porque os demais..aff!!
valeu gente!!

Anônimo disse...

Concordo com tudo que vc falou,e acredito ainda que se as pessoas responsáveis pelos processos seletivos nasa empresas deveriam ter o minimo de sensibilidade e respeito com os candidatos que com muita boa fé enviam seus curriculos e portifas.

bom é isso.

Cuervo disse...

Para começar gente, não esperem que exista gente boazinha no mercado de trabalho que é dífícil, se mandaram currículo e não foi respondido continuem mandando para outros lugares, e mandem, mandem e mandem. Melhor do que ficar choramingando por pouca coisa. Acho chato um Zé ninguêm me ligar avisando que encontraram um candidato muito melhor que eu, e ficar tentando me consolar dizendo que meu trabalho é legalzinho blá, blá, blá.
Já imaginaram se todos que mandam mala diretas para vocês ficassem sentidos porquê vocês não responderam.
Parem de criancisse.

Unknown disse...

Só pra constar uma situação que aconteceu comigo:

Estava participando de um processo seletivo para estágio de marketing de um fámácia de manipulação. Pois bem, passei pela entrevista com a responsável pelo rh, fiz os testes psicológicos e testes de corel e photoshop e fui aprovado em todas essas etapas e finalmente iria acontecer a dinâmica de grupo com os demais candidatos, chegando lá os outros candidatos não compararceram, só eu.
Ai me disseram que iam remarcar a dinamica e iriam chamar os candidatos, bom até hoje não ligaram e não deram a menor satisfação(detalhe: isso faz quase um ano).Agora me digam: eu tenho culpa do descompromisso dos outrsos candidatos???
O maior absurdo é saber q vc foi o único candidato a comparecer e mesmo assim ainda te fazem uma sacanagem dessa.

Empresas: O maior desrespeito é dar o silêncio a um candidato ok !!

Anônimo disse...

Estou aguardando pelo menos um NÂO de uma agência que entrou em seleção semana passada, divulgada aqui no OB. Até agora, nada!

Thiago disse...

Eita, pelo jeito o tal de Cuervo acha super legal e respeitoso ser ignorado pelas empresas.
Me pareceu até um pouco pretensioso quando diz que não gosta que um "Zé Ninguém" ligue pra ele dizendo que ele não foi selecionado.
Enfim, há quem goste dos olhos e há quem goste da remela...

Anônimo disse...

Muito bem colocado o post.

Junior Franch disse...

concordo,poxa vc tem o trabalho de gravar cd com seus melhores trabalhos,imprimir cartoes de visita,correr atraz de endereços,ir ate a agencia,entregar e esperar, e esperar,mas quando a agente menos espera, aparece,agora foda é q com as agencias de belem agente menos espera a vida toda e ninguem te chama,a n ser que vc tenha amigos dentro la dentro, caso contrario,morre de fome.