quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Semana da Comunicação UNAMA

Já estão abertas as inscrições para a tradicional Semana da Comunicação da Unama, voltada para debater temas relevantes do mercado de comunicação, entre estudantes e profissionais de Publicidade, Jornalismo e Relações Públicas. O tema deste ano é "Comunicação e Sustentabilidade". Confira abaixo a programação e clicando na imagem acima, você vai direto pro site do evento.

Programação

15 comentários:

Dani disse...

Muito bacana esse evento na Unama :)

e mais uma vez Lorena, muito obrigada pela força

bjsssss

raffael regis disse...

bacana? medíocre seria um adjetivo mais próximo da realidade.

detalhe, é semana de comunicação e metade das oficinas são pra jornalismo, sendo que a unama tem cursos de jornalismo, publicidade e RP.

sou ex aluno e nunca participei de semana de comunicação porque sempre tava trabalhando no horário, mas acho que a unama como maior formadora de comunicadores do estado podeira dar um pouco mais de assunto e discutir coisas que realmente interessam nesse evento.

algumas das oficinas realmente são importantes pro desenvolvimento dos futuros profissionais, mas acho que falta empenho da coordenação para tornar esse evento mais atraente. olhando essa grade fica parecendo que quem montou isso foi um contador ou um dentista com algum interesse em jornalismo.

uma das coisas que mais me incomoda é eles insistirem em ensinar corel draw pros alunos de publicidade. a adobe domina o mercado desde os anos 90, e as únicas ferramentas que eles ensinam durante o curso são o photoshop, o flash e o premiere, deixando indesign, illustrator, audition e after effects (que são os outros excelentes programas do pacote) completamente de lado.

me desculpem, mas é o que eu penso. o curso de comunicação da unama como um todo é empurrado com a barriga.

Daísa Passsos disse...

Lorena,
tentei ir no site mais há apenas inscrições para apresentações de trabalho, como funciona para os mini-cursos?
No site dele não achei nada.

Obrigado desde Já.

Oportunidades Belém disse...

Daísa, também tentei entrar agora e apareceu o aviso de página não encontrada. Não sei o que aconteceu, mas acho que para ter informações sobre os mini-cursos só mesmo ligando pra lá. É uma pena, mas é isso mesmo.

Yuri Moura disse...

Para maiores informações as pessoas terão que ir até a Unama e se inscreverem lá. É assim que funciona.
Isso que o Rafael falou é verdade, falta um pouco de incentivo sim aos cursos e programas de maior relevância para a prática.
Porém, ao participar os alunos poderão conhecer mais pessoas (verdade que em sua maioria, jornalistas) e ampliar seu network, saber de novidades na publicidade, nos jornais, nas redações, assessorias, enfim e se forem bem 'inxiridos' - no bom sentido - usar essa semana meia-boca para conseguir um estágio ou um contato, nem que seja para falar mal da Unama, coisa que todo aluno e ex-aluno já o fez um dia.
Boa sorte alunos e afins.

Anônimo disse...

Primeiro concordo com o Raffael Regis quando ele fala da quantidade de oficinas voltadas para jornalismo e da oficina de Corel Draw (o pessoal de PP aprende essa ferramenta em Informática aplicada).

Depois achei essa fase de pré-evento desorganizada. Assim como a Daísa Passos, eu só encontrei o formulário para inscrição de trabalhos (o prazo até já terminou).
O jeito foi ligar pra lá, mas passou pra um, que passou pra outro e não deu em nada. Desisti.

Gostaria muito de participar, apesar de algumas falhas.
Em tempos de internet bem que poderia ter um sistema de inscrição mais funcional.

Anônimo disse...

O Raffael começou a dar a sua opinião com a palavra mais usada no momento para descrever o curso de comunicação da Unama. Medíocre.
As maiorias dos cursos de comunicação no Brasil se tornaram defasados devido a grandes mudanças no modelo de negócio na comunicação, fato. Mas o papel dos alunos e da universidade é encontrar maneiras de driblar essa dificuldade acadêmica de acompanhar as transformações para gerar discussões atuais relevantes p/ todos... Seria o mínimo a ser feito, mas a Unama não consegue sequer organizar tais discussões no que seria a principal data para os alunos se engajarem.
Enfim, resumindo: insatisfação total. E quem faz/fez algum dos cursos na Unama sabe que eu não estou falando somente da semana de comunicação.
E sim, eu já ouvi várias opiniões do tipo "quem faz o curso são os alunos", e até concordo. Porém, desembolsar quase R$900,00 e ser tratado com descaso acaba com a motivação de qualquer pessoa.



Brunno Apolonio

Dani disse...

Gente, o link para se inscrever é esse:
http://www.unama.br/semanaComunicacao2009/

está funcionando, acabei de entrar lá, as inscrições são até o dia 24 de agosto. Espero ter ajudado

ivan leite disse...

Concordo com o rafa, mas acho que é ilusão esperar algo decente da unama com relação ao curso de publicidade.

Esse curso só mostra como o mercado tá. Um monte de perdidos falando para desinformados com egos voláteis.

Priscila disse...

Como concluinte de publicidade na Unama, posso dizer que este ano a Semana de Comunicação tem dado sinais de maturidade em relação aos anos anteriores, provavelmente em função do cargo de cordenadora ter sido substituído pela professora Alda, juntamente com a entrada de Relivaldo como coordenador adjunto. Ambos têm se mostrado mais dedicados e isso já está refletindo em melhoras no curso. Entretanto, a Semana de Comunicação ainda apresenta falhas que eu espero que sejam revisadas nos próximos anos, como por exemplo a repetição anual de oficinas, que aliás deveriam fomentar discussões mais atuais como por exemplo novos formatos de mídia, a tv digital no pará, e a substituição da informação oficial por twitters e blogs.
Mesmo assim QUEM JÁ PARTICIPOU da Semana de Comunicação de uma forma ou de outra sempre tira proveito de alguma coisa para a sua vida acadêmica/profissional (mesmo que seja fazendo 'contatos, 'como o Yuri citou).
Ah e as inscrições infelizmente só são efetuadas na EXTENSÃO da Unama BR.
Um abraço e boa semana.

Anônimo disse...

Na quarta, às 18h, vai ter uma mesa-redonda sobre Comunicação e Redes Sociais. Parece interessante, mas não tá na programação disponível no site.
Acho que o material tá defasado.
Vale mais ligar pra lá.

Falows!

Neto

Anônimo disse...

Oficina que ensina a usar software é o fim da picada

Gilson disse...

Como (ex)publicitário, para que um curso de propaganda se qualquer pessoa pode trabalhar na área? Não desmereço esses profissionais, que são competentes e excelentes, afinal, estão nas vagas mesmo sem uma formação documentada.

Se alguém souber de um debate sobre este tema poste aqui, por favor.

Gilson

Priscila disse...

O curso de publicidade serve para capacitar pessoas para esse mercado. Mas quem acha que o diploma é mais importante que o conhecimento escolheu a profissão errada.

@drikacamarao disse...

Tenho q concordar em parte com Raffael, já tive a oportunidade de participar da semana de comunicação da unama e simplesmente foi complicado vc pagar algo e se chatear depois. Isso digo por dois motivos,
Primeiro: paguei uma oficina na qual disseram que eram só 25 vagas, cheguei na sala, ops. em um auditorio, e haviam cerca de 40 alunos la. E o pior não foi isso,o pior era saber que pessoas que nem pagaram oficina estavam la participando.
Segundo: a organização do evento foi péssima. Participei das palestras e oficina e no final disseram que meu nome não constava na lista para receber o certificado. Achei um absurdo, reclamei mas de nada adiantou.
O único fato bom de ter participado na epoca foi ter conhecido grandes profissionais de comunicação.
Espero que este ano de 2009 realmente tenha sido bom e que tenham melhorado a organização do evento.