terça-feira, 16 de setembro de 2008

Anima Mundi 2008

Direto do Diário do Pará.

Começa amanhã, em Belém, mais uma edição do Anima Mundi, o maior festival de animação do Brasil. Serão cinco dias de exposição com os 40 melhores filmes apresentados nas edições do Rio de Janeiro de São Paulo, dentre eles, os grandes vencedores da edição 2008. O evento é promovido pelo IAP.

O Anima Mundi 2008 aconteceu em julho no Rio de Janeiro e em São Paulo e contou com um público de mais de 92 mil pessoas.

Neste ano, a exibição de longas-metragens volta a acontecer em Belém, com dois filmes inéditos no país. "Idiots and angels" (Estados Unidos), do veterano do Anima Mundi Bill Plympton, é uma comédia de humor negro bem ao estilo do animador americano, sobre um anjo relutante. O incansável Plympton também participa da mostra de curtas, com "Hot Dog".

O Brasil está representado por "Belowars", do paranaense Paulo Munhoz. O novo longa-metragem é baseado em "Guerra Dentro da Gente", livro infanto-juvenil do poeta Paulo Leminski, seu conterrâneo.


As sessões de curtas contam com "Passo", de Alê Abreu, homenageado no Anima Mundi 2007 (também autor do longa "Garoto Cósmico"), além dos quatro vencedores dos prêmios do júri profissional da edição 2008: "La Maison en Petits Cubes", de Kunio Kato, (Japão), vencedor do prêmio de melhor roteiro, "KJFG no 5", de Alexei Alexeev (Hungria), melhor trilha sonora; "Yours Truly", de Osbert Parker (Reino Unido), melhor direção de arte; "Madame Tutli-Putli", de Chris Lavis e Maciek Szczerbowski (Canadá), melhor animação. Também serão exibidos os dois vencedores dos prêmios do júri popular: "La Queue de la Souris", de Benjamin Renner (França), e "Oktapodi" (França).

A mostra infantil não é só para criança. Nela, dá para ver o gracioso "Ein Sonniger Tag" (Um dia de sol/A sunny Day), de Gil Alkabetz, que recebeu este ano o prêmio de melhor curta metragem infantil pelo público do Rio de Janeiro e São Paulo e um dos exemplares da nova série de desenhos da produtora carioca MultiRio; e "Seu Lobo", de Humberto Avelar. Além disso, uma novidade: pela primeira vez, os filmes estarão dublados.

Serviço:

Anima Mundi Especial Pará 2008
De 17 a 21 de setembro, no Teatro Maria Sylvia Nunes - Estação das Docas.
Abertura dia 17, às 19h.
Funcionamento da bilheteria: de quarta a sexta, 13h às 20h / sábado e domingo, 9h às 20h.
Ingresso: R$ 2,00 (meia entrada R$ 1,00).
Crianças até 12 anos e idosos acima de 65 anos não pagam.
Vendas por dia, a partir da abertura da bilheteria.

Um comentário:

Poliglota Neolatino disse...

Adoro Anima Mundi, tudo de bom e mais um pocuo. Amanhã é o melhor dia.
Lorena, espero ansiosamente um dia um post oferecendo uma linda vaga para REVISOR (que ataca de redator quando me dão a chance), com um lindo salário (que o meu tá pegando).
hauhauha
ADORO TEU BLOG.
UM BEIJO.