quinta-feira, 2 de abril de 2009

Rumos Itaú Cultural 2009 chega a Belém

Dica aos jornalistas

Representando o Itaú Cultural, Claudiney Ferreira, gerente do Núcleo de Diálogos do instituto, e Joana Rennó, coordenadora do Núcleo Audiovisual, chegam a Belém. Além de discorrer sobre o programa Rumos e os novos editais, apresentam seus convidados na cidade: Eliane Brum, jornalista, documentarista, e repórter especial da revista Época; Ivana Bentes, professora do programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); André Brasil, professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas), integrante do programa de pós-graduação em Comunicação; e Ronaldo Entler, mestre em multimeios pelo Instituto de Artes da Unicamp.

O programa Rumos Itaú Cultural acontece dias 6 e 7 de abril, com debates sobre os processos de criação na produção artística contemporânea, oficina de jornalismo cultural e lançamento dos novos editais nos segmentos Arte Cibernética; Cinema e Vídeo; Dança; e Jornalismo Cultural. Toda a programação será realizada no Instituto de Artes do Pará (IAP), com entrada franca.

Na segunda-feira, 6, às 19h, Ivana Bentes apresenta a palestra “Processos de Criação”, onde aborda questões como o estatuto do artista na atualidade, a criação no capitalismo estético, e os processos da criação e a metalinguagem.

Na terça-feira, 7, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 18h, Eliane Brum ministra a oficina de jornalismo cultural “Em Busca do Personagem: Um Olhar Singular”. Entre os principais temas abordados, ela trata da pesquisa e escolha do personagem, da técnica da entrevista, e da transpiração na produção do texto.

No mesmo dia, às 19h, André Brasil e Ronaldo Entler realizam a palestra “Cinema Expandido: Novos Formatos, Novos Espaços”. André Brasil aborda o processo de expansão do filme para além da sala de cinema, e os novos aspectos que ele adquire, devido aos recursos digitais de produção e projeção existentes.

Já Ronaldo Entler fala sobre o conceito de obra expandida e analisa o trabalho do documentarista francês Chris Marker que, nos anos 60 repensou o estatuto do cinema com uma inusitada obra de ficção científica, e hoje explora linguagens e ambientes alternativos para reinterpretar os registros que produziu ao longo de quase 60 anos de carreira.

O IAP fica na Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré. Informações: (91) 4006-2904 ou (91) 4006-2910.

Nenhum comentário: