terça-feira, 26 de agosto de 2008

Moviecom Arte

Dando continuidade ao projeto MOVIECOM ARTE, que tem o apoio das LOJAS VISÃO e da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinemas do Pará), estréia dia 29/08 no Moviecom Castanheira Sala 04, em cópia digital, o filme "Persepólis", produção premiada inédita em Belém.
O projeto Moviecom Arte que visa trazer para a programação de cinema da cidade, produções de alta qualidade premiadas em festivais e elogiados pela crítica internacional.

Sinopse
Marjane Satrapi (Gabrielle Lopes) é uma garota iraniana de 8 anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país, juntamente com seu regime brutal. Tem início a nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir. Isto faz com que Marjane seja obrigada a usar véu, o que a incentiva a se tornar uma revolucionária.


Premiações
- Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Filme de Animação.
- Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.
- Recebeu uma indicação ao Independent Spirit Awards de Melhor Filme Estrangeiro.
- Recebeu 6 indicações ao César, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme de Estréia, Melhor Edição, Melhor Som, Melhor Trilha Sonora e Melhor Roteiro Adaptado.
- Recebeu uma indicação ao European Film Awards de Melhor Filme.
- Ganhou o Prêmio do Júri, no Festival de Cannes.
- Ganhou o Prêmio do Público e o Prêmio MovieZone, no Festival de Roterdã.
- Ganhou o Prêmio do Público de Melhor Filme Estrangeiro, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.


Curiosidades
- Sean Penn, Gena Rowlands e Iggy Pop dublaram personagens na versão americana do filme.
- Catherine Deneuve dublou a sra. Satrapi nas versões em francês e em inglês de Persépolis.
- O governo do Irã enviou uma carta à embaixada da França em Teerã protestando contra Persépolis, além de pressionar os organizadores do Festival de Bangkok a retirá-lo de sua programação.
- Foi o representante francês ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Um comentário:

K. disse...

E os Blogueiros Paraenses estão tentando organizar o primeiro encontro nesse dia do filme. Mais detalhes aqui: http://www.moviemobz.com/movieclub/profile/ccid/112