sexta-feira, 17 de abril de 2009

Pinhole Day 2009

Dica de Emidio Contente

TUDO AO MESMO TEMPO AGORA (por Miguel Chikaoka)

Tudo ao mesmo tempo, é possível?

Quando raios da luz refletidos por uma cena entram numa câmera pinhole projetando uma imagem invertida dessa cena sobre um dispositivo fotossensível, temos a chance de “capturá-la”, produzindo aquilo que chamamos de fotografia.

O principio científico é simples de entender.

Pensemos no desenho mais simples de um sol radiante: um círculo com linhas retas representando os raios de luz.

“Inocentemente”, nessas retas, acabamos por representar a trajetória efetiva da luz num determinado meio. Essa trajetória retilínea e o pequeno orifício por onde elas passam propiciam a projeção da cena externa no interior de uma câmera pinhole. Ou seja, cada raio de luz “transporta”, com precisão milimétrica, cada ponto dessa cena para o interior da câmera. Milhares de pontos projetados desenham a imagem nos seus mínimos detalhes.

Surpreendente e instigante, pois para que isso se produza, devem passar, pelo dito orifício, cujo tamanho beira o diâmetro de um fio de cabelo, milhares, se não milhões de raios, todos ao mesmo tempo!

E o mais incrível: dada a natureza dual da luz (teoria da dualidade onda-partícula, energia-matéria) esses milhares de raios de luz não se “chocam” ao passarem simultâneamente pelo orifício. E, quanto menor o diâmetro desse orifício mais precisão na imagem!

Então, Pinholeday Belém 2009 é “tudo-ao-mesmo-tempo-agora!”

Mais informações abaixo ou clicando no cartaz pra ir pro site da Fotoativa.


Alguns trabalhos:

Foto de Rodolfo Ferreira

Foto de Dirceu Maués

Foto de Emidio Contente

Foto de Beth Cheirosinha

Um comentário:

Outra Belém disse...

Acompanharemos o evento para publicar a exposição.

Equipe Outra Belém
OutraBelem.com