segunda-feira, 7 de junho de 2010

#putaprofissional Produção

A convidada para o post de #putaprofissional da área de Produção é Tábita Magalhães, produtora da Chaves Mais, que já traz mais de 10 anos de experiência na bagagem. E é dela a resposta abaixo sobre a pergunta: O que um Produtor precisa saber e fazer para ser um puta profissional?



Sabe aquele clichê "o óbvio precisa ser dito"? Pois é... É verdade! Tenho certeza que muita gente que, enquanto estava no banco da faculdade, viveu essa situação. Então, pra ajudar quem não tem a vivência da prática, vamos começar dizendo que nem todo produtor é igual. A essência de produção é uma só, mas ir pra prática pode lhe fazer produtor de agência, produtor de produtora vídeo ou áudio ou, de repente, um produtor de moda.

No caso da produção de agência você precisa conhecer o básico de produção gráfica e de RTVC. Digo o básico porque é o mínimo que você vê lá na aulinha com os “raf’s da vida” ou nos estúdios. Não entre em desespero! Conhecer equipamento é importante, mas não quer dizer que seja sua função. Você precisa conhecer a linguagem, conhecer tendências, sugerir junto à criação, “brifar” junto ao atendimento o que, exatamente, o cliente espera daquele material, estudar, ler muito e se virar, ter contatos e saber trabalhar em equipe, afinal você será um ser "estranho" em várias equipes, caso se proponha a acompanhar todo o processo.

Vamos exemplificar: você recebeu o briefing de um material gráfico diferenciado, que tem proposta de ser moderno, inovador. Que tal sentar com a criação e sugerir um papel moderno, robusto, que só de ver já dá aquele impacto? O formato também ajuda. Mas o material vem pronto pra sua mão? Não. Então, vale o processo anterior: acompanhe a produção fotográfica, escolha casting junto com produtor de moda, se for o caso, identifique qual a necessidade deste modelo (Um corpo sarado porque usará lingerie ou biquíni? É um material para um público específico? Então busque modelos próximos ao target); produza os produtos - isso valoriza o que é ofertado.

Agora a tarefa é produzir o material eletrônico? As dicas são quase as mesmas, lembre-se sempre que sua palavra de ordem é PRODUZIR. Particularmente, acompanho as gravações no set e sou chata! Você conhece o perfil do cliente e a produtora conhece toda a técnica de gravação, logo, para um bom trabalho de produção vocês precisam ser melhores amigos, até porque um material bem produzido exigirá de vocês mais tempo no set, troca de figurinhas, negociações legais. Falando nisso, eu ia esquecendo: você é o bolso do cliente e ao mesmo tempo você sabe quanto vale o trabalho de quem faz!

Um ponto importante: não se envergonhe se não souber a melhor forma de fazer uma cena, por exemplo. A pré-produção junto ao atendimento e ao diretor de criação é essencial pra que todos falem a mesma língua, mas o olhar crítico é sempre o seu.

Você também será o calo da Mídia que receberá o material pra veicular, mas cabe à você o resultado final do que irá pro ar. Todos têm sua participação na qualidade do material, mas você é quem diz "agora, sim, está pronto" seja para ir pra mão do cliente ou direto pro veículo.

Ficar antenado com trilhas - mesmo que não seja seu estilo musical, mas que tenha tudo a ver com o comercial ou spot é sempre válido; conhecer todo tipo de gente lhe faz ter diversidade em contatos e perceber necessidades diferentes; manter a agenda atualizada é fundamental; estar antenado é decisivo e com tantos afazeres, tantas madrugadas em gravação ou conferindo material só tem que ter a explicação mais fundamental de tudo: gostar do que faz e mesmo com todo cansaço, fazer bem. Com essas ferramentas e esse perfil, você será um puta profissional junto a qualquer agência, fornecedor e cliente.

Dicas pra ir ainda mais longe? Vá pra gráfica, conheça o processo; questione, se não souber; leia tudo (de bula de remédio à manual de aparelho eletrônico). O olhar criativo não deve estar só na criação e não se prenda em conhecer só produção. O maior segredo de um produtor é "ser polvo", se adequar e falar línguas diferentes. A maior escola é a percepção, os making’s off’s de campanhas porradas e... HUMILDADE. Com isso, você vai longe e, onde estiver, me chame pra tomar um chopp e trocarmos umas figurinhas.

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