quinta-feira, 10 de junho de 2010

#putaprofissional Mídia

E nossa escolhida pro #putaprofissional de Mídia foi Eda Marinho, mídia da Double. A pergunta foi a de sempre - O que um Mídia precisa saber ou fazer para ser um #putaprofissional? - e eu espero que a resposta ajude a galerinha que quer entrar nessa área. Valeu, Eda.


Meu pai ainda tentou diversas vezes me fazer mudar de idéia. "Publicidade?!?! Propaganda!?!? Vai fazer medicina minha filha!!" Mas eu, então garota-sonhadora-e-super-querendo-ser-diferente, entrei neste ramo e cá estou há 10 anos na área de mídia. E não é que gostei?!

A primeira coisa que precisamos gostar é de calcular, a segunda é ser estrategista porque um bom mídia precisa muitas vezes fazer milagres, ou melhor, quase sempre fazer isso.


Um exemplo clássico, que acredito que muitos mídias já passaram por isso, é: o atendimento chega com um briefing x, a criação se empolga e conseqüentemente, nós, mídias, ficamos entusiasmados com as inúmeras possibilidades que poderemos sugerir. A campanha vai para aprovação, e quando volta vem a seguinte informação: o cliente não acredita nestas mídias, ou o cliente não assiste este programa, ou pior, o cliente diminuiu a verba. Ah! Paciência também é um requisito a ser levado em consideração.

Temos que estar sempre ligados nas novas mídias que surgem a todo o momento, assim como nas oportunidades que o mercado nos oferece. Ler é fundamental. Não basta deixar a responsabilidade de trazer informações do cliente nas mãos só dos atendimentos, temos que ser parceiros, pois é ai que surgem as grandes oportunidades, na união dos setores da agência.


Não somos apenas um profissional que fica marcando com “xzinhos” uma grade de programação. Temos que estudar o cliente, ser criativos e ótimos negociadores, já que o nosso papel é melhorar a empresa ou produto dos nossos clientes, seja pela questão custo/benefício ou pelo planejamento estratégico.


Logo, pra mim, o profissional de mídia tem que conhecer o consumidor e estar sempre atento a tudo o que pode ser tornar uma boa comunicação.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom.Parabens ao blog e a Eda por ter ajudado, tenho certeza, muitas pessoas a tirar suas duvidas sobre como ser uma excelente midia.
Bjs
Socorro Coutinho

Amanda disse...

Melhor descrição não há! Por isso és A PROFISSA!